No dia 05 de outubro o tema da roda de conversa do SOU+SUS
foi a Saúde Indígena e a servidora Mirca Longoni, hoje lotada no Serviço de
Convênios da Coordenação do Núcleo do Ministério da Saúde no Paraná, foi a
mediadora. Ela trabalhou por muito tempo na FUNAI (Fundação Nacional do Índio)
e no Distrito Sanitário Especial Indígena do Litoral Sul (DSEI), mais
especificamente na Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Curitiba, tendo sido
responsável pelo excelente trabalho desenvolvido nela. Durante pouco mais de
uma hora, Mirca pôde esclarecer satisfatoriamente todas as dúvidas dos
servidores presentes em relação ao tema.
Blog para divulgar informações e fomentar debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como sobre temas correlatos.
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
Uma brecha para salvar o SUS
Por Grazielle David | Imagem: Araquém Alcântara, em Branco Vivo | 13/09/2017 | Ações que o STF julgará em dias podem destinar royalties do Pré-Sal à Saúde Pública e anular congelamento dos gastos sociais. Mídia cala-se, em mais um tema crucial
Depois de sucessivas desilusões, eis que surge uma esperança, jurídica, para o financiamento da Saúde Pública: a restituição dos royalties do petróleo como recurso financeiro adicional, por decisão liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade no 5.595. Processo foi liberado hoje (12/9) para pauta no plenário do STF.
Depois de sucessivas desilusões, eis que surge uma esperança, jurídica, para o financiamento da Saúde Pública: a restituição dos royalties do petróleo como recurso financeiro adicional, por decisão liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade no 5.595. Processo foi liberado hoje (12/9) para pauta no plenário do STF.
segunda-feira, 3 de julho de 2017
Rede Cegonha foi o tema do terceiro encontro do SOU+SUS em 2017
A apresentação
dissecou o programa, com inevitáveis elogios às boas propostas, como a do parto humanizado, e observações
críticas com relação a algumas dificuldades, inclusive de natureza política, mas
também à má-fé de maternidades que tentaram burlar a auditoria do Ministério da
Saúde
No dia 29 de junho o Projeto SOU+SUS realizou o seu terceiro
encontro em 2017. O tema foi o Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e
a enfermeira obstétrica Regina Tanaka, do Hospital de Clínicas da Universidade
Federal do Paraná (HC/UFPR) foi a palestrante. Os servidores que participaram do
evento tiveram a oportunidade de conhecer o Rede Cegonha e de constatar que a
assistência à gestante e à puérpera mudou bastante com a adoção das práticas do
Programa.
Marcadores:
Assistência,
Educação-Permanente,
Gravidez,
HumanizaSUS,
Informação-em-Saúde,
Legislação,
Parto,
Proteção-à-Saúde,
Puerpério
segunda-feira, 5 de junho de 2017
Situação do combate ao Aedes Aegypti no Paraná foi o tema do SOU+SUS
![]() |
Raul Belly alertou para a necessidade do cidadão vistoriar sua residência semanalmente para evitar focos do mosquito |
O Paraná, que parecia quase imune no passado, teve, em 2016, epidemia que o colocou em estado de emergência – lixo doméstico parece ser, hoje, o maior perigo
No primeiro dia do mês de junho o projeto SOU+SUS recebeu a visita de Raul Belly, servidor do Ministério da Saúde que atua na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná coordenando a “Sala de Situação em Saúde”. Sua função, assim, é gerenciar esse espaço de inteligência que possibilita uma visão integral e intersetorial da situação da saúde no estado, integrando as informações e fundamentando as ações. Ele proferiu uma interessante e proveitosa palestra sobre a situação da dengue no Paraná e, principalmente, em Curitiba, para 18 servidores que se comprometeram a disseminar as informações para os colegas.
segunda-feira, 10 de abril de 2017
Financiamento do SUS foi o tema do primeiro encontro do SOU+SUS em 2017
Sergio Abreu (de camisa vermelha) mostrou muito conhecimento acerca do tema "Financiamento do SUS" e realizou apresentação didática e consistente no que diz respeito aos conteúdos apresentados |
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Promover a saúde é “estar junto” e não querer apontar o caminho da salvação aos ignorantes
![]() |
Incentivar ao exercício fisico é promover a saúde e essa tem sido uma virtude do poder público, facilmente constatável na instalação dos equipamentos de ginástica nas praças e parques |
O conceito de “promoção” nos remete ao fomentar, impulsionar e/ou gerar algo. No nosso caso, falamos de incentivar a adoção de hábitos e comportamentos saudáveis. Promover saúde é conscientizar, individual e/ou coletivamente, acerca dos males causados por determinados comportamentos e estimular a adoção de hábitos saudáveis.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Saúde e saneamento: uma relação íntima e antiga
![]() |
Água limpa: valioso tesouro |
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Assistência à Saúde Mental foi o tema do SOU+SUS em novembro
As ações de assistência à saúde mental, com enfoque especial
no Serviço de Residências Terapêuticas, foram apresentadas e discutidas em roda
de conversa do SOU+SUS
No dia 09 de novembro deste ano de 2016 o SOU+SUS recebeu a
visita da diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
(SMS/Curitiba), Luciana Savaris, e da coordenadora do Serviço de Residências Terapêuticas
(SRT), Diana Coutinho. Elas apresentaram para os servidores do Núcleo Estadual
do Ministério da Saúde no Paraná (NEMS/PR) as ações de assistência na área da
Saúde Mental em Curitiba e, especificamente, o programa coordenado por Diana. O
evento marcou o encerramento das apresentações interinstitucionais promovidas
pelo SOU+SUS no ano, que contaram com a presença de profissionais da
SMS/Curitiba, da ANVISA e da equipe de Apoio Técnico do Ministério da Saúde. Os
servidores que assistiram à palestra participaram ativamente, fazendo perguntas,
questionamentos, e compartilhando experiências e saberes.
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Programa Consultório na Rua da SMS/Curitiba apresentado em roda de conversa do SOU+SUS
Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, as psicólogas Adriane Wollmann e Thais Krukoski estiveram no NEMS/PR (Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná) para apresentar o programa “Consultório na Rua”, efetivado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS/Curitiba) desde agosto de 2013. A concepção do programa aconteceu em nível nacional, sendo sua implementação promovida pelo Ministério da Saúde em 2011 em diversas cidades brasileiras, mas a SMS/Curitiba acabou desenvolvendo seu próprio formato para a iniciativa. O programa conta com quatro equipes, compostas por médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e profissionais de Serviço Social. Além disso, tem a seu dispor duas ambulâncias, especialmente adaptadas para o serviço prestado, e um trailer.
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Anvisa foi o tema da roda de conversa de agosto
Daniela Dorneles fez uma apresentação impecável e os presentes puderam conhecer melhor a Anvisa |
Nesta terça-feira, dia 23 de agosto, o SOU+SUS recebeu Daniela Dorneles, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seção Paraná, para conversar. O assunto se remeteu às inúmeras atividades da Anvisa e dezessete pessoas participaram da conversa. Causou surpresa a quantidade de tarefas que a Anvisa deve desempenhar, dando conta do controle de substâncias que circulam no país, notadamente vigiando a entrada e saída em portos, aeroportos e fronteiras, além de normatizar, fornecer certificados e orientar a quem vai viajar e, também, à comunidade em geral.
Assinar:
Postagens (Atom)




