quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Anvisa foi o tema da roda de conversa de agosto


Daniela Dorneles fez uma apresentação impecável e
os presentes puderam conhecer melhor a Anvisa
Quantidade de atividades realizadas pela Anvisa impressionou e a qualidade das informações prestadas encantou aos presentes na quarta roda de conversa do projeto SOU+SUS em 2016

Nesta terça-feira, dia 23 de agosto, o SOU+SUS recebeu Daniela Dorneles, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seção Paraná, para conversar. O assunto se remeteu às inúmeras atividades da Anvisa e dezessete pessoas participaram da conversa. Causou surpresa a quantidade de tarefas que a Anvisa deve desempenhar, dando conta do controle de substâncias que circulam no país, notadamente vigiando a entrada e saída em portos, aeroportos e fronteiras, além de normatizar, fornecer certificados e orientar a quem vai viajar e, também, à comunidade em geral.

Se a instituição tem que dar conta de uma série de atividades, o número de servidores no Paraná não parece, à primeira vista, suficiente para tanto. Ao todo, a Anvisa conta com aproximadamente 40 servidores em todo o estado. No entanto, a dedicação dessas pessoas é fundamental para alcançar objetivos e metas, além da integração com outros órgãos e instituições. “Procuramos, sempre, trabalhar integrados e assim funciona com a Receita Federal, MAPA, Procon, Correios, Secretaria Estadual de Saúde e outros. Em muitos casos, fazemos a inspeção por amostragem, focando no risco sanitário, visto volume de objetos a ser inspecionado ser muito grande, como no caso do Recinto Alfandegado dos Correios, em que entram mais de cem mil remessas por dia, sendo aproximadamente 20% de interesse sanitário. Contamos com uma equipe comprometida e a integração se mostra cada vez mais fundamental para a boa realização de nossas atribuições”, explica.

Daniela falou bastante, detalhou tudo o que pôde, mas não conseguiu, é claro, aprofundar as inúmeras ações desenvolvidas pela Anvisa. No entanto, quem compareceu saiu bastante satisfeito e impressionado com a quantidade de coisas que a instituição deve realizar. Ivete Shimada, do Serviço de Gestão Administrativa do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná (Segad/Nems-PR), por exemplo, disse jamais ter imaginado que a Anvisa fizesse tanta coisa no Paraná e no Brasil. Cassandra Passos e Vanessa Hohmann Garcia, também do Segad/Nems-PR, participaram ativamente e lançaram muitas questões importantes para auxiliar a compreensão de todos acerca dos conteúdos apresentados.

“A Anvisa é uma daquelas instituições que não permitem que ninguém diga que não usa o SUS (Sistema Único de Saúde). Mesmo que a pessoa não vá ao posto de saúde, ao ambulatório ou ao hospital público, com certeza é atendida, e bem, pela Anvisa, que é responsável pelo controle sanitário dos produtos e serviços que circulam em território nacional, abrangendo até mesmo a atualização da Farmacopeia Brasileira, que contém fórmulas consideradas como oficiais, popularmente consagradas”, afirma o coordenador do projeto SOU+SUS, Luiz Geremias.

Muito conhecimento - Daniela Dorneles é graduada em Farmácia Industrial, especialista em Ciências Farmacêuticas de Produtos Naturais e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Além disso, é especialista em Gestão da Vigilância Sanitária pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, sendo professora universitária desde 2001. Atualmente exerce o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e coordenadora substituta da seção Paraná da Anvisa. Sua participação foi excelente e Dani, como é conhecida entre os colegas, mostrou muito conhecimento acerca da instituição e do trabalho desenvolvido por ela.

Informações importantes - O portal da Anvisa disponibiliza, no endereço http://portal.anvisa.gov.br/consulta-produtos-registrados, a oportunidade de algumas consultas importantes, tal como a relação de produtos regularizados na área de alimentos, cosméticos, medicamentos, saneantes e outros. O objetivo é disponibilizar informações e dados acerca de produtos que passaram por uma avaliação técnica da Agência na sua capacidade de garantir eficácia, segurança e qualidade no uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário