Por Grazielle David | Imagem: Araquém Alcântara, em Branco Vivo | 13/09/2017 | Ações que o STF julgará em dias podem destinar royalties do Pré-Sal à Saúde Pública e anular congelamento dos gastos sociais. Mídia cala-se, em mais um tema crucial
Depois de sucessivas desilusões, eis que surge uma esperança, jurídica, para o financiamento da Saúde Pública: a restituição dos royalties do petróleo como recurso financeiro adicional, por decisão liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade no 5.595. Processo foi liberado hoje (12/9) para pauta no plenário do STF.
Blog para divulgar informações e fomentar debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como sobre temas correlatos.
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
segunda-feira, 3 de julho de 2017
Rede Cegonha foi o tema do terceiro encontro do SOU+SUS em 2017
A apresentação
dissecou o programa, com inevitáveis elogios às boas propostas, como a do parto humanizado, e observações
críticas com relação a algumas dificuldades, inclusive de natureza política, mas
também à má-fé de maternidades que tentaram burlar a auditoria do Ministério da
Saúde
No dia 29 de junho o Projeto SOU+SUS realizou o seu terceiro
encontro em 2017. O tema foi o Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e
a enfermeira obstétrica Regina Tanaka, do Hospital de Clínicas da Universidade
Federal do Paraná (HC/UFPR) foi a palestrante. Os servidores que participaram do
evento tiveram a oportunidade de conhecer o Rede Cegonha e de constatar que a
assistência à gestante e à puérpera mudou bastante com a adoção das práticas do
Programa.
Marcadores:
Assistência,
Educação-Permanente,
Gravidez,
HumanizaSUS,
Informação-em-Saúde,
Legislação,
Parto,
Proteção-à-Saúde,
Puerpério
segunda-feira, 5 de junho de 2017
Situação do combate ao Aedes Aegypti no Paraná foi o tema do SOU+SUS
![]() |
Raul Belly alertou para a necessidade do cidadão vistoriar sua residência semanalmente para evitar focos do mosquito |
O Paraná, que parecia quase imune no passado, teve, em 2016, epidemia que o colocou em estado de emergência – lixo doméstico parece ser, hoje, o maior perigo
No primeiro dia do mês de junho o projeto SOU+SUS recebeu a visita de Raul Belly, servidor do Ministério da Saúde que atua na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná coordenando a “Sala de Situação em Saúde”. Sua função, assim, é gerenciar esse espaço de inteligência que possibilita uma visão integral e intersetorial da situação da saúde no estado, integrando as informações e fundamentando as ações. Ele proferiu uma interessante e proveitosa palestra sobre a situação da dengue no Paraná e, principalmente, em Curitiba, para 18 servidores que se comprometeram a disseminar as informações para os colegas.
segunda-feira, 10 de abril de 2017
Financiamento do SUS foi o tema do primeiro encontro do SOU+SUS em 2017
Sergio Abreu (de camisa vermelha) mostrou muito conhecimento acerca do tema "Financiamento do SUS" e realizou apresentação didática e consistente no que diz respeito aos conteúdos apresentados |
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Promover a saúde é “estar junto” e não querer apontar o caminho da salvação aos ignorantes
![]() |
Incentivar ao exercício fisico é promover a saúde e essa tem sido uma virtude do poder público, facilmente constatável na instalação dos equipamentos de ginástica nas praças e parques |
O conceito de “promoção” nos remete ao fomentar, impulsionar e/ou gerar algo. No nosso caso, falamos de incentivar a adoção de hábitos e comportamentos saudáveis. Promover saúde é conscientizar, individual e/ou coletivamente, acerca dos males causados por determinados comportamentos e estimular a adoção de hábitos saudáveis.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Saúde e saneamento: uma relação íntima e antiga
![]() |
Água limpa: valioso tesouro |
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Assistência à Saúde Mental foi o tema do SOU+SUS em novembro
As ações de assistência à saúde mental, com enfoque especial
no Serviço de Residências Terapêuticas, foram apresentadas e discutidas em roda
de conversa do SOU+SUS
No dia 09 de novembro deste ano de 2016 o SOU+SUS recebeu a
visita da diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
(SMS/Curitiba), Luciana Savaris, e da coordenadora do Serviço de Residências Terapêuticas
(SRT), Diana Coutinho. Elas apresentaram para os servidores do Núcleo Estadual
do Ministério da Saúde no Paraná (NEMS/PR) as ações de assistência na área da
Saúde Mental em Curitiba e, especificamente, o programa coordenado por Diana. O
evento marcou o encerramento das apresentações interinstitucionais promovidas
pelo SOU+SUS no ano, que contaram com a presença de profissionais da
SMS/Curitiba, da ANVISA e da equipe de Apoio Técnico do Ministério da Saúde. Os
servidores que assistiram à palestra participaram ativamente, fazendo perguntas,
questionamentos, e compartilhando experiências e saberes.
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Programa Consultório na Rua da SMS/Curitiba apresentado em roda de conversa do SOU+SUS
Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, as psicólogas Adriane Wollmann e Thais Krukoski estiveram no NEMS/PR (Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná) para apresentar o programa “Consultório na Rua”, efetivado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS/Curitiba) desde agosto de 2013. A concepção do programa aconteceu em nível nacional, sendo sua implementação promovida pelo Ministério da Saúde em 2011 em diversas cidades brasileiras, mas a SMS/Curitiba acabou desenvolvendo seu próprio formato para a iniciativa. O programa conta com quatro equipes, compostas por médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e profissionais de Serviço Social. Além disso, tem a seu dispor duas ambulâncias, especialmente adaptadas para o serviço prestado, e um trailer.
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Anvisa foi o tema da roda de conversa de agosto
Daniela Dorneles fez uma apresentação impecável e os presentes puderam conhecer melhor a Anvisa |
Nesta terça-feira, dia 23 de agosto, o SOU+SUS recebeu Daniela Dorneles, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seção Paraná, para conversar. O assunto se remeteu às inúmeras atividades da Anvisa e dezessete pessoas participaram da conversa. Causou surpresa a quantidade de tarefas que a Anvisa deve desempenhar, dando conta do controle de substâncias que circulam no país, notadamente vigiando a entrada e saída em portos, aeroportos e fronteiras, além de normatizar, fornecer certificados e orientar a quem vai viajar e, também, à comunidade em geral.
terça-feira, 26 de julho de 2016
SMS/Curitiba participa de roda de conversa do SOU+SUS
Nesta terça-feira, dia 26 de julho, o SOU+SUS recebeu, no
auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná (NEMS/PR), a
diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
(SMS/Curitiba), Inês Marty, para roda de conversa sobre o Sistema Único de Saúde
(SUS) e, é claro, sobre a SMS/Curitiba. Aproximadamente 15 servidores
participaram do encontro, que consistiu em uma apresentação básica sobre a
realidade do SUS na cidade e discussões pontuais acerca de temas levantados por
Inês. Também esteve presente Elizabeth Guinart Araujo, odontóloga que compõe a
equipe da diretoria de Planejamento da SMS/Curitiba.
Assinar:
Postagens (Atom)



