Sergio Abreu (de camisa vermelha) mostrou muito conhecimento acerca do tema "Financiamento do SUS" e realizou apresentação didática e consistente no que diz respeito aos conteúdos apresentados |
Blog para divulgar informações e fomentar debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como sobre temas correlatos.
segunda-feira, 10 de abril de 2017
Financiamento do SUS foi o tema do primeiro encontro do SOU+SUS em 2017
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Promover a saúde é “estar junto” e não querer apontar o caminho da salvação aos ignorantes
![]() |
Incentivar ao exercício fisico é promover a saúde e essa tem sido uma virtude do poder público, facilmente constatável na instalação dos equipamentos de ginástica nas praças e parques |
O conceito de “promoção” nos remete ao fomentar, impulsionar e/ou gerar algo. No nosso caso, falamos de incentivar a adoção de hábitos e comportamentos saudáveis. Promover saúde é conscientizar, individual e/ou coletivamente, acerca dos males causados por determinados comportamentos e estimular a adoção de hábitos saudáveis.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Saúde e saneamento: uma relação íntima e antiga
![]() |
Água limpa: valioso tesouro |
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Assistência à Saúde Mental foi o tema do SOU+SUS em novembro
As ações de assistência à saúde mental, com enfoque especial
no Serviço de Residências Terapêuticas, foram apresentadas e discutidas em roda
de conversa do SOU+SUS
No dia 09 de novembro deste ano de 2016 o SOU+SUS recebeu a
visita da diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
(SMS/Curitiba), Luciana Savaris, e da coordenadora do Serviço de Residências Terapêuticas
(SRT), Diana Coutinho. Elas apresentaram para os servidores do Núcleo Estadual
do Ministério da Saúde no Paraná (NEMS/PR) as ações de assistência na área da
Saúde Mental em Curitiba e, especificamente, o programa coordenado por Diana. O
evento marcou o encerramento das apresentações interinstitucionais promovidas
pelo SOU+SUS no ano, que contaram com a presença de profissionais da
SMS/Curitiba, da ANVISA e da equipe de Apoio Técnico do Ministério da Saúde. Os
servidores que assistiram à palestra participaram ativamente, fazendo perguntas,
questionamentos, e compartilhando experiências e saberes.
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Programa Consultório na Rua da SMS/Curitiba apresentado em roda de conversa do SOU+SUS
Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, as psicólogas Adriane Wollmann e Thais Krukoski estiveram no NEMS/PR (Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná) para apresentar o programa “Consultório na Rua”, efetivado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS/Curitiba) desde agosto de 2013. A concepção do programa aconteceu em nível nacional, sendo sua implementação promovida pelo Ministério da Saúde em 2011 em diversas cidades brasileiras, mas a SMS/Curitiba acabou desenvolvendo seu próprio formato para a iniciativa. O programa conta com quatro equipes, compostas por médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e profissionais de Serviço Social. Além disso, tem a seu dispor duas ambulâncias, especialmente adaptadas para o serviço prestado, e um trailer.
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Anvisa foi o tema da roda de conversa de agosto
Daniela Dorneles fez uma apresentação impecável e os presentes puderam conhecer melhor a Anvisa |
Nesta terça-feira, dia 23 de agosto, o SOU+SUS recebeu Daniela Dorneles, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seção Paraná, para conversar. O assunto se remeteu às inúmeras atividades da Anvisa e dezessete pessoas participaram da conversa. Causou surpresa a quantidade de tarefas que a Anvisa deve desempenhar, dando conta do controle de substâncias que circulam no país, notadamente vigiando a entrada e saída em portos, aeroportos e fronteiras, além de normatizar, fornecer certificados e orientar a quem vai viajar e, também, à comunidade em geral.
terça-feira, 26 de julho de 2016
SMS/Curitiba participa de roda de conversa do SOU+SUS
Nesta terça-feira, dia 26 de julho, o SOU+SUS recebeu, no
auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná (NEMS/PR), a
diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
(SMS/Curitiba), Inês Marty, para roda de conversa sobre o Sistema Único de Saúde
(SUS) e, é claro, sobre a SMS/Curitiba. Aproximadamente 15 servidores
participaram do encontro, que consistiu em uma apresentação básica sobre a
realidade do SUS na cidade e discussões pontuais acerca de temas levantados por
Inês. Também esteve presente Elizabeth Guinart Araujo, odontóloga que compõe a
equipe da diretoria de Planejamento da SMS/Curitiba.
quarta-feira, 27 de abril de 2016
SOU+SUS recebe Conselho Municipal de Saúde de Curitiba para roda de conversa
Lisandra Falcão (ao lado da mesa, falando) esteve no NEMS/PR e transmitiu, com muita didática, informações importantes sobre o CMS/Curitiba e sobre a assistência à saúde na cidade |
No último dia 26 de abril, o Núcleo Estadual do Ministério
da Saúde no Paraná (NEMS/PR) recebeu a ilustre visita de Lisandra Karine Corrêa
Falcão, primeira-secretária da Mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de
Curitiba (CMS/Curitiba) e conselheira ligada ao segmento “Trabalhadores”. Ela veio
para uma roda de conversa cujo tema central foi o Conselho, sua história,
objetivos e propostas, bem como muitos detalhes acerca do que é e como se
estrutura essa importante entidade que incorpora ativamente, na capital do
Paraná, o Controle Social do SUS. O evento compõe a programação do projeto SOU+SUS
em 2016 e vinte servidores participaram da roda, incluindo Daniela Dorneles, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que esteve presente atendendo a convite do coordenador do projeto.
quarta-feira, 30 de março de 2016
Conversando sobre o atual conceito de saúde
![]() |
Parece claro que as atuais preocupações com a qualidade ambiental e com a preservação dos recursos do planeta são manifestações de um anseio por saúde |
O conceito de “saúde” mudou muito desde o início de seu uso.
Isso ocorre porque é um elemento diretamente vinculado a uma conjuntura social,
econômica, política e cultural. Assim, a definição do que é saúde tem variações
fundamentais, e mesmo diferenças radicais, de acordo com o tempo, o lugar e a
posição social de quem o formula. Além disso, há concepções religiosas, filosóficas
e, é claro, também científicas, já formuladas e que influenciam todos os que
pensam e dizem algo em relação ao que seja essa tal “saúde”.
De acordo com o que conhecemos hoje, parece claro que
inicialmente a saúde estava relacionada à ação de forças míticas e quedava
subordinada aos atos de obediência a ditames metafísicos, como a vontade dos
deuses e entidades naturais e sobrenaturais. Não raro, o estado de saúde era
diretamente ligado à proteção contra demônios e maus espíritos e às boas
atitudes que atraíam a simpatia divina e afastavam a sua cólera. Tudo indica
que, no caso do paganismo, a saúde provinha dos deuses, assim como na visão
monoteísta provinha de um só Deus.
Por seu lado, Hipócrates, o patriarca dos médicos, foi um dos primeiros a relacionar o equilíbrio do corpo com as forças
naturais, se desviando das noções metafísicas. Com o tempo, no campo da
ciência, foram se especificando novas formas de pensar e definir a saúde, como
as estritamente mecanicistas, que radicalizaram a definição do que é saudável
estabelecendo uma lógica eminentemente maquínica, entendendo o corpo humano
como um aparelho mecânico.
quarta-feira, 23 de março de 2016
Boas experiências no combate ao Aedes Aegypti serão divulgadas e premiadas
O Ministério da Saúde (MS) está selecionando as boas
experiências de combate ao mosquito Aedes Aegypti. As inscrições vão até 03 de
abril e serão premiadas as melhores iniciativas desenvolvidas por profissionais
de saúde, prefeituras e pela sociedade civil.
As inscrições podem ser feitas no
portal da Comunidade de Práticas (CdP).
Saiba mais sobre o concurso clicando aqui.
Na mobilização de combate ao Aedes Aegypti muitas ações
estão sendo desenvolvidas incessantemente, envolvendo toda a população. O MS
quer conhecer, reunir e divulgar essas experiências, dando visibilidade a todas
as boas iniciativas. Ao compartilhar uma vivência, o participante pode inspirar
outros trabalhadores, seja o relato reflexo de um enfrentamento com
resultados positivos ou não.
Assinar:
Postagens (Atom)



