A saúde no
Renascimento
Após a Idade Média, com o Renascimento, houve muitas
transformações. As cidades cresceram e foram se modificando, com um incremento
do comércio que ocasionou uma nova configuração urbana. Pessoas do meio rural acorreram
à cidade em busca de trabalho e essa afluência trouxe novos problemas de saúde,
além dos que já haviam martirizado a Europa Medieval.
A causalidade do adoecimento e o desenvolvimento da clínica foram os temas que dominaram o pensamento médico no Renascimento e, com o passar do tempo, se realizaram estudos que relacionavam doenças a atividades laborais







