quinta-feira, 26 de março de 2015

Roda de boa e animada conversa marca retomada do SOU+SUS


Além da boa e animada roda de conversa, os participantes
do primeiro encontro de 2015 ainda conferiram as fotos
das atividades de 2014, incluindo os registros da
apresentação realizada na I Mostra de Educação
Permanente do Ministério da Saúde, em dezembro

A Oficina SOU+SUS começou suas atividades em 2015 com uma roda de conversas bem animada. O debate fluiu livremente e incluiu assuntos ligados diretamente ao SUS e à Saúde Pública, passando por uma consciente troca de ideias sobre a situação política brasileira. A situação da Assistência à Saúde no Paraná e no Brasil, bem como a situação dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS), foram temas que mereceram especial atenção dos presentes. A reunião de retomada do projeto aconteceu no dia 25, das 9h30 às 11h. A Oficina SOU+SUS é um projeto de Educação Permanente elaborado e realizado no NEMS/PR desde março de 2014. 

A servidora Cassandra Passos deixou claro que o projeto é importante, principalmente para os servidores novos, e que deveria ser ampliado para outros NEMS e também para a sede do Ministério da Saúde (MS), em Brasília. “Principalmente os novos precisam conhecer melhor o SUS e os mais antigos devem se reciclar; este é um espaço que precisa ser prestigiado e ampliado”, disse. 

Cassandra participou ativamente das discussões da Oficina SOU+SUS desde o seu início, com intervenções importantes e bem situadas no contexto histórico e político do surgimento e desenvolvimento do SUS. No último encontro realizado em 2014, no final de novembro, ela disse que um dos objetivos do projeto foi alcançado: o da formação de um grupo nuclear de discussão sobre o SUS. 

Saber mais sobre o SUS
Luiz Geremias, que coordena o projeto, disse que a perspectiva da Oficina para 2015 é de ampliação do número de encontros e dos temas. Segundo ele, a proposta é buscar sempre maior conhecimento acerca dos projetos e programas que o Ministério da Saúde (MS) vem desenvolvendo no âmbito do SUS. “Podemos perceber o quanto os Núcleos Estaduais do MS estão desconectados do conjunto de ações realizadas pelo Ministério para elevar a qualidade de vida da população e nós, aqui no Paraná, estamos tentando reverter esse quadro com investimentos em nossa formação enquanto servidores públicos”, disse. 

Luiz salientou que em 2015 o propósito é obter maior proximidade com os gestores e gerentes das áreas de assistência do SUS. “O objetivo é promover encontros presenciais ou em videoconferência, para melhor conhecimento do que está sendo operacionalizado e também para maior participação dos servidores do NEMS no processo de consolidação do Sistema”. 

Ronivon Ruthes, da Divisão de Convênios do NEMS/PR (Dicon/PR), também alertou para a situação de alheamento institucional dos Núcleos em relação aos projetos e programas desenvolvidos no âmbito do SUS e da necessidade de mudar essa situação. “Precisamos de maior conhecimento acerca das ações do Ministério no SUS e também de estar mais próximos do estado e dos municípios, com maior participação”, afirmou. 

Excedendo expectativas
Tania Bolfarini, que coordena as atividades de capacitação no Núcleo, entende que o primeiro encontro do SOU+SUS em 2015 excedeu todas as expectativas. “Foi muito bom sentir que o grupo estava interessado em conversar sobre a situação do SUS e também sobre a nossa realidade, enquanto servidores públicos e cidadãos”. 

O primeiro encontro de 2015 foi bastante animador no que diz respeito à participação dos presentes e as discussões ocorreram em altíssimo nível. O ano promete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário