terça-feira, 17 de março de 2015

Como a Medicina começou a engatinhar no Brasil

Faculdade de Medicina da Bahia
A situação da Assistência à Saúde no Brasil Colonial já foi tratada neste blog. A característica principal daquele período histórico era a falta de médicos na colônia e, como já foi dito, ao final do século XVIII, havia apenas quatro médicos na Capital Federal, para uma população de aproximadamente 80 mil pessoas. 

Ana Carolina de Carvalho Viotti, em seu texto “As práticas e os saberes médicos no Brasil Colonial (1677-1808)”, nos permite uma visualização do quadro histórico. 
Pelo punho de diversos médicos do século vinte (1) empenhados em recontar a história do que passou a ser denominado como “ciência médica”, repetiu-se a notícia de que antes da emergência da clínica e do ensino especializado, nessas terras só era possível tratar os males do corpo pela ação de curandeiros e práticos de parcos conhecimentos. Por empíricos que se valeram de uma ou outra técnica utilizada pelos doutos, em grande medida erroneamente, como a sangria e a purga. De mezinheiras e parteiras que embutiam em suas ações elementos mais mágicos ou supersticiosos do que estudados, do que “científicos”. Esses médicos-historiadores, pautados em depoimentos como os de Frei Caetano Brandão, bispo do Grão-Pará e Maranhão no século XVIII, que dizia ser “melhor tratar-se a gente com um tapuia do sertão, que observa com mais desembaraçado instinto, do que com um médico de Lisboa”, afirmam que os poucos licenciados que aqui ousaram medicar, valendo-se de um saber estrangeiro, nem sempre tinham condições – ou conhecimentos – para socorrer os pobres colonos. 
No geral, o quadro era o seguinte, segundo a mesma autora: “muitas doenças para serem remediadas, um amontoado de saberes e pessoas obrando pelas curas, um número diminuto de doutores para atuar”

Poucos médicos, sim e, pior: pouco escolados. A maioria dos médicos portugueses, conforme já dito em outras publicações deste blog, não queriam nem ouvir falar de vir para a colônia. Os que vinham certamente não eram os mais prestigiados, nem os mais estudiosos. 

Em suma: muitos males, poucos médicos e os curandeiros perseguidos. Os saberes que fundamentavam as técnicas de cura dos curandeiros eram os dos índios e dos ancestrais africanos, no caso dos escravizados. Usavam-se ervas e amuletos, enquanto pelas ruas, havia os barbeiros que, ali mesmo, faziam sangrias e vendiam remédios milagrosos.

Havia, ainda, os jesuítas, que também pareciam ter lá seus conhecimentos médicos e, melhor que isso, pesquisavam as ervas e raízes, usados como remédios para curas pelos nativos. No entanto, nem sempre esses conhecimentos revertiam em favor dos colonos, conforme sugere Daniela Buono Calainho, no texto "Jesuítas e Medicina no Brasil Colonial"


Antigo prédio da Faculdade de
Medicina na Praia Vermelha, Urca, RJ.
As terapêuticas utilizadas
Cá para nós, as práticas “curandeirísticas” e os procedimentos médicos não pareciam tão diversos assim, na época. Fora os medicamentos, como a antipirina, que praticamente não eram encontrados na colônia, receitava-se, por exemplo: 

  • pôr rodelas de limão na testa e no rosto para combater dores de cabeça e enxaquecas;
  • suadouros para baixar a febre; 
  • cataplasmas para extinguir sintomas de asma; 
  • banhos de imersão em uma solução à base de malva para dores musculares; 
  • beber um cálice vinho para se livrar da insônia. 


E o brasileiro que quisesse ser médico tinha que viajar até Coimbra e ali ingressar na Faculdade de Medicina. É evidente que quase ninguém fazia isso. 

Conta-se que o primeiro médico do país foi Aleixo Manuel (1538-1626), chamado “o velho”, que exercia seu ofício na Capital Federal. Acabou virando nome de rua, nos primórdios da colônia, na região na qual onde fica, hoje, a Rua do Ouvidor. Aleixo era cirurgião e barbeiro, sendo que as duas profissões eram bastante próximas naquele tempo. 


Quadro de Debret retrata um cirurgião
negro aplicando ventosas na rua
Século XIX: o Brasil mudou e a Medicina ganhou valor, mas bem lentamente... 
Bem se pode imaginar os problemas pelos quais passaram tanto os primeiros médicos do Brasil, quanto a população que eles atendiam. As doenças tropicais não eram objeto de estudos mais dedicados na Metrópole, com certeza, e parece certo que, em muitos casos, os médicos que para cá vieram devem-nas ter agravado ao invés de combater. 

Com a nova condição do Brasil, passou-se a investir bem mais na saúde da população e, para isso, basicamente se compreendia que eram necessários médicos com boa formação. Assim, logo depois de chegar à então colônia, Dom João VI criou a Escola de Cirurgia da Bahia (atual UFBA) e a Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia e instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo, Rio de Janeiro. Um pouco mais tarde, em 1829, foi fundada a Academia Nacional de Medicina, por Joaquim Cândido Soares de Meireles (2) sob o nome de Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, posteriormente chamada Academia Imperial de Medicina. Fica no Centro do Rio de Janeiro. 

De certo modo, a presença das escolas de formação médica marcou o avanço da civilização, ou do que o Ocidente, de forma geral, entende por civilização. No caso do Brasil, o investimento na Medicina buscou romper com o passado dos curandeiros, que, em muitos casos deviam ser exímios médicos, no sentido de que conheciam a “arte de curar”, mas não tinham permissão para exercer o ofício. Livrar-se do curandeirismo era, certamente, a meta dos “progressistas” na época. 

Mas, se a partir de 1808 houve um maior incremento das práticas médicas, isso ocorreu de forma lenta e localizada, pois a primeira faculdade de medicina do interior do país só foi fundada em 1950, quando só haviam 13 escolas de Medicina em todo o país, todas localizadas nas capitais. Foi a Faculdade de Medicina de Sorocaba, da PUC-SP, que até hoje existe. Isso em 1950, ou seja, há apenas 65 anos. 

=====================================

(1) Especialmente RIBEIRO, Lourival. Medicina no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: GB, 1971; SANTOS FILHO, Lycurgo. Pequena história da medicina brasileira. São Paulo: DESA/Edusp, 1966.; _____. História geral da medicina brasileira. São Paulo: Edusp/HUCITEC, 1991.;_____. História da medicina no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1947.;_____. Medicina Colonial. in HOLANDA, Sérgio Buarque de. História Geral da Civilização Brasileira (tomo I, vol. 2) - Difusão Européia do Livro, São Paulo, 1960 (nota presente no texto de Viotti).


(2) Fundador, idealizador e primeiro presidente da Academia Imperial (hoje Academia Nacional de Medicina) e Patrono do Serviço de Saúde da Marinha do Brasil. 

3 comentários:

  1. INÉDITO:
    Tenho as Vídeo Aulas do MEDCURSO + MED. TUDO 2020. Inclusive as aulas presenciais que foram gravadas em estúdio por conta do isolamento social provocado pela COVID-19.
    Tenho, também, as APOSTILAS do MEDCURSO 2018 e do INTENSIVÃO 2019 em PDF.

    Material TOP para o seu estudo do REVALIDA ou INTERNATO.

    Faça sua aquisição fazendo pagamento seguro e com garantia usando o SEU SALDO no Mercado Pago, e tenha descontos imperdíveis.

    E se for do seu interesse, mesmo depois de você ter recebido todo o seu material, ainda lhe ensino como você ter o seu dinheiro devolvido pelo Mercado Pago.
    Que bacana,né?

    Amostras para degustação válidas até 29/10/2020:
    MEDGRUPO 2020
    (https://we.tl/t-otSbFyWHr5)

    Só atendo pelo e-mail: medicinaquasegratis@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. medicinaquasegratis@gmail.com é o mesmo erickjhonatanmed@gmail.com que é golpista...

    ResponderExcluir
  3. 📍MEDCURSO-2020📍
    AULAS COMPLETAS MEDCURSO + APOSTILAS EM PDF E VÍDEOS DE CADA TÓPICO/ CPMED/ MED-ELETRO/ MED-IMAGENS/ RESUMOS + AULAS ESPECIAIS + APOSTILAS MEDSÍNDROMES E ESPECISLIDADES. (EM BREVE AOS QUE COMPRAREM, ATUALIZAÇÃO PARA O MEDCURSO 2021).
    📍MEDCEL-2020📍
    AULAS COMPLETAS/ PODCAST/ APOSTILAS E ALGUNS YELLOWBOOKS EM PDF.
    📍SANAR📍
    AULAS TÓPICOS DAS ESPECISLIDADES/ APOSTILAS EM PDF/ CHECKIST PARA INTERNATO E PARA PS.
    📍MEDWAY📍
    ROTINAS DO PS/ SIMULAÇÕES DE PROVAS PRÁTICAS DE RESIDÊNCIA...
    📍DOIS DRIVES DE LIVROS📍
    MAIS DE 150 GIGA COM LIVROS DE TODAS AS ESPECISLIDADES.
    📍CURSOS BONUS📍
    CURSO INTUBAÇÃO/ ECG/ ANTIBIOTICOTERAPIA E ETC...
    🚨🚨OBS🚨🚨OBS🚨🚨OBS🚨🚨
    COMPARTILHAMENTO DOS DRIVES COM OS MATERIAIS ANTES DO PAGAMENTO PARA VERIFICAÇÃO DO MATERIAL, QUALIDADE E ORGANIZAÇÃO NAS DIVISÕES POR ÁREAS, ESPECISLIDADES E CRONOGRANA. VALOR JUSTO VIA 📍 EMAIL: GUTOFIUZA23@GMAIL.COM / telegram @jotamed2021📍 OBS: Material liberado antes do pagamento como leitor, e após realizar o pagamento liberado para download.

    ResponderExcluir