sexta-feira, 26 de junho de 2015

"Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS" é um dos Eixos Temáticos da 15ª CNS

A 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) acontece em novembro, nos dias 23, 24, 25 e 26, em Brasília/DF. Entre seus Eixos Temáticos, há um que foca a promoção, a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, de análises da situação da saúde e da inovação em saúde.

Não é a primeira vez que a comunicação é abordada em uma CNS, mas há quem diga que os avanços nessa área não foram muitos.

Propostas
Abaixo, algumas propostas relativas a esse Eixo:
- Estabelecer uma política de comunicação para o SUS com o objetivo de manter a população constantemente informada;
- Criar mecanismos para divulgação dessas informações a partir de canais de TV com sinal aberto e emissoras de rádio, além de mídias e redes sociais que permitam interação entre a população e o sistema de saúde;
- Garantir que a publicidade de utilidade pública também atue na defesa e divulgação do SUS e da saúde como direito de todos e dever do estado;
- Estimular produções audiovisuais a partir do olhar das usuárias e usuários do SUS, a fim de contribuir para a construção de uma imagem do SUS como direito e patrimônio do povo brasileiro;
- Trabalhar conteúdos que enfatizem a necessidade de valorizar o SUS como política de Estado e a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Questões relevantes
Conheça algumas questões que serão debatidas no Grupo de Trabalho “Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS”:
- Como o município/estados/Distrito Federal pode articular a imprensa locar para ser disseminador e divulgador positivo do SUS e assim reverter a imagem ruim propagada pelas grandes mídias?
- Como utilizar o Programa de Inclusão Digital (PID) como meio para a concretização das políticas de saúde e sua fiscalização social? 
- Como ajudar a construir uma rede nacional de troca de informações, que fomente as redes locais de comunicação entre os apoiadores do SUS e mais especificamente o Conselho Municipal de Saúde/Conselho Estadual de Saúde/Conselho de Saúde do Distrito Federal? 
- Que estratégias podem ser utilizadas para a comunicação pós-conferência, de modo a acompanhar a efetivação das propostas da 15ª CNS nos planos municipal, estadual do Distrito Federal e nacional?

Texto escrito com base em informações colhidas em http://www.redehumanizasus.net/90709-informacao-educacao-e-politica-de-comunicacao-do-sus-e-um-dos-eixos-tematicos-da-15a-cns

Nenhum comentário:

Postar um comentário