sexta-feira, 19 de junho de 2015

Núcleos do Paraná e Santa Catarina se encontram para compartilhar ideias e experiências no SOU+SUS

Nesta quarta-feira, dia 18, o pessoal do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná (NEMS/PR) recebeu os colegas do NEMS/SC para uma animada conversa. Durante aproximadamente uma hora e meia, cada um dos presentes pôde contar parte de sua história na Saúde Pública e, ainda, compartilhar ideias e conceitos sobre a situação dos Núcleos e do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fazer circular os conhecimentos é a meta
Abrindo a Roda de Conversa, Beatriz Minatto, chefe do Serviço de Administração em Santa Catarina (SEGAD/SC) falou da importância de incluir mais efetivamente os Núcleos de Santa Catarina e Paraná nas ações do SUS. Segundo ela, a demanda é por maior participação também nos outros estados e Gislane Oliveira, chefe do SEGAD/PR, concordou com a colega. “É preciso utilizar mais a qualidade técnica do pessoal que trabalha nos núcleos”, disse. 

Hélio de Jesus Santos, que é diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (SindPRevs), falou que os servidores são o maior patrimônio do Ministério da Saúde (MS) e elogiou a iniciativa de promover a aproximação entre os NEMS e também internamente, entre os serviços. Tania Bolfarini, que coordena as ações de Capacitação do NEMS/PR, ressaltou a importância de se promover ações educativas como a roda de conversa que reuniu os dois Núcleos. “É importante incrementar a cultura da Educação Permanente para que o conhecimento seja compartilhado”, afirmou. 


Juntos, somos fortes
Arnali Carvalho, do SEGAD/PR, presença constante nos encontros do SOU+SUS, falou da satisfação de estar participando do projeto e aproveitou para divulgar a aula de libras que ministra nas sextas-feiras pela manhã no NEMS/PR. 

Luciano Lespinasse, do Serviço de Auditoria de Santa Catarina (SEAUD/SC) comentou o quanto já se avançou no processo de inclusão dos Núcleos do MS no processo. “Há alguns anos, quando entrei no Ministério, na área de Tecnologia da Informação, os Núcleos estavam completamente isolados do processo, não se tinha qualquer noção do que eram. Apesar de hoje ainda não termos uma situação ideal, esse quadro mudou, com uma maior inclusão”, ponderou. 

Anderson Martins, também do SEAUD/SC, contou suas interessantes experiências na Saúde Indígena no Norte do Brasil, e afirmou que é preciso que os servidores do MS conversem mais e mais, trocando informações entre si e entre os serviços. “É necessário que deixemos a imobilidade para buscar o dinamismo do trabalho vivo e essa iniciativa precisa partir de dentro dos próprios setores”, disse. Segundo Anderson, é importante, neste momento, fortalecer o coletivo, o “nós”. 


Novos rumos
Cassandra Passos, do SEGAD/PR, se declarou uma das maiores entusiastas do projeto SOU+SUS, do qual participa ativamente, e contou um pouco de sua atuação na Saúde Pública paranaense, pioneira na elaboração do SUS em muitos setores importantes. Além disso, formulou uma proposta avançada para o SOU+SUS. “Estamos aqui conversando há um ano e meio e isso é bom; falta agora debatermos propostas e partir para a prática”, disse, convocando os demais a abrir novas perspectivas para o projeto, que inclui, desde sua formulação, a informação, reflexão crítica e também a proposição de melhorias para o trabalho em saúde no âmbito do SUS. 

O médico Moacir Gerolomo, chefe do SEAUD/PR, também se mostrou comprometido com o projeto e deu uma boa ideia para a continuidade do projeto SOU+SUS. “Precisamos promover mais conversas como esta, inclusive com nossos vizinhos Anvisa e Funasa”, propôs. Além disso, ressaltou a importância de conhecer a realidade da assistência nos municípios. 

Elisabete Morikawa, chefe da Divisão de Convênios no Paraná (DICON/PR) falou que o curso de Gestão Federal do SUS mobilizou os que dele participaram para um novo tempo. “A metodologia utilizada mexeu com as nossas cabeças e descobrimos, assim, o prazer de aprender a aprender, ganhando motivação para construir novos rumos no ambiente de trabalho”, disse.  


Importante é aprender com a prática
Kelci dos Santos, que trabalha no atendimento do SEGAD/PR, contou sua história na Saúde Pública de Roraima e se mostrou encantada com o nível do compartilhamento de ideias estabelecido entre os servidores na roda de conversa, dizendo querer participar mais. Wendel Buzato Quintiliano, que trabalha no SEGAD/SC falou da importância do Curso de Gestão Federal do SUS e do projeto SOU+SUS e concluiu: “Estamos aprendendo bastante com essas experiências”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário