| Caso de polícia: desviar recursos da Saúde Pública deveria ser considerado crime hediondo |
Blog para divulgar informações e fomentar debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como sobre temas correlatos.
sexta-feira, 26 de junho de 2015
Fraudadores do SUS são alvo da PF em investigação de irregularidades na compra de próteses cardíacas
segunda-feira, 22 de junho de 2015
Saiba como consultar os valores transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde para o SUS
O Fundo Nacional de Saúde (FNS) transfere diariamente recursos
para os fundos estaduais e municipais de saúde para investimentos no Sistema
Único de Saúde - SUS.
Usualmente, esses investimentos se remetem à estruturação da
Rede de Serviços da Atenção Básica de Saúde; estruturação de Unidades de
Atenção Especializada em Saúde; Programa de Requalificação de UBS e Serviços de
Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar, além de outras
destinações.
O detalhamento dos repasses pode ser consultado no site do
FNS: www.fns.saude.gov.br, no menu Repasses do Dia. Mais Informações podem ser
obtidas pela Central de Atendimento do FNS no número 0800 644 8001.
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Núcleos do Paraná e Santa Catarina se encontram para compartilhar ideias e experiências no SOU+SUS
Nesta quarta-feira, dia 18, o pessoal do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná (NEMS/PR) recebeu os colegas do NEMS/SC para uma animada conversa. Durante aproximadamente uma hora e meia, cada um dos presentes pôde contar parte de sua história na Saúde Pública e, ainda, compartilhar ideias e conceitos sobre a situação dos Núcleos e do próprio Sistema Único de Saúde (SUS).
The New England Journal of Medicine publica artigo que analisa e elogia estratégia do SUS
Tradicional publicação de Medicina nos Estados Unidos, o The New England Journal of Medicine publicou, no dia 4 de junho deste ano, artigo que analisa e elogia a Estratégia Saúde da Família do Sistema Único de Saúde brasileiro, o nosso SUS.
Abaixo, transcrição de uma tradução do artigo, feita por Gustavo Ferreira Correia e publicada nos seguintes endereços:
- http://socialistamorena.com.br/mimimi-de-medicos-no-facebook/
- http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/06/elogio-ao-sus-causa-mimimi-de-medicos.html?spref=tw&m=1
O original em inglês pode ser acessado em http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp1501140
O artigo não faz um elogio cego ao SUS, é preciso dizer. Pelo contrário, aponta severos problemas e limitações, como o atraso no uso da tecnologia e a necessidade de mais investimentos em saúde por parte do Estado.
Confira, abaixo.
Abaixo, transcrição de uma tradução do artigo, feita por Gustavo Ferreira Correia e publicada nos seguintes endereços:
- http://socialistamorena.com.br/mimimi-de-medicos-no-facebook/
- http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/06/elogio-ao-sus-causa-mimimi-de-medicos.html?spref=tw&m=1
O original em inglês pode ser acessado em http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp1501140
O artigo não faz um elogio cego ao SUS, é preciso dizer. Pelo contrário, aponta severos problemas e limitações, como o atraso no uso da tecnologia e a necessidade de mais investimentos em saúde por parte do Estado.
Confira, abaixo.
sexta-feira, 12 de junho de 2015
Próxima semana, os Núcleos do Paraná e Santa Catarina se encontram para uma boa conversa no SOU+SUS
Vai ser no dia 18, quinta-feira, às 9h30, na sala 204 do NEMS/PR.
Uma boa oportunidade para trocar ideias sobre o cotidiano de cada NEMS.
Estarão presentes Beatriz Minatto e Wendel Quintiliano, do SEGAD, e Anderson Martins e Luciano Lespinasse, do SEAUD, além de você, é claro.
O SOU+SUS começa às 9h30 da próxima quinta e dura aproximadamente uma hora (ou o suficiente para um bom papo).
Uma boa oportunidade para trocar ideias sobre o cotidiano de cada NEMS.
Estarão presentes Beatriz Minatto e Wendel Quintiliano, do SEGAD, e Anderson Martins e Luciano Lespinasse, do SEAUD, além de você, é claro.
O SOU+SUS começa às 9h30 da próxima quinta e dura aproximadamente uma hora (ou o suficiente para um bom papo).
terça-feira, 9 de junho de 2015
A promoção da saúde é um direito do cidadão
A definição do que seja a promoção da saúde é do século XX, em parte por conta da mudança das características do adoecimento nesse período histórico. Se antes o padecimento se dava por conta de doenças infectocontagiosas, no último século houve a mudança desse quadro e as doenças degenerativas e os agravos produzidos pelo próprio ser humano, tais como alcoolismo, tabagismo, acidentes diversos, incluindo os relativos à violência, e suicídio, entre outros.
É possível dizer, assim, que até um determinado momento histórico, não cabia se falar em promoção de saúde a não ser como um conceito relativo à prevenção de contato com agentes patogênicos, ou seja, causadores do adoecimento. No entanto, desde que a chamada “modernização”, com seu incremento da vida urbana, foi se desenvolvendo, o conceito de promoção de saúde encontrou espaço e, mais que isso, tornou-se central.
É possível dizer, assim, que até um determinado momento histórico, não cabia se falar em promoção de saúde a não ser como um conceito relativo à prevenção de contato com agentes patogênicos, ou seja, causadores do adoecimento. No entanto, desde que a chamada “modernização”, com seu incremento da vida urbana, foi se desenvolvendo, o conceito de promoção de saúde encontrou espaço e, mais que isso, tornou-se central.
segunda-feira, 8 de junho de 2015
No trânsito, prevenir com o cinto é melhor que remediar, isso quando há remédio depois de uma colisão
Uma das mais preciosas lições que o tempo ensinou a todos os que trabalham na área de saúde foi que a prevenção é muito importante na qualidade de vida. Para prevenir, porém, é preciso regrar alguns hábitos, adquirir outros e abandonar uns tantos. No caso do uso de veículos automotores, não custa lembrar que o uso do cinco de segurança é uma prática salutar que, em muitos casos, pode salvar a vida de quem a adota, mas não apenas: pode evitar a morte de outras pessoas.
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Pesquisa MS/IBGE aponta que os serviços públicos de saúde são referência para maioria
![]() |
| 47,9% dos entrevistados apontaram as Unidades Básicas de Saúde como principal porta de entrada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) |
Outro dado importante da pesquisa MS/IBGE é que as pessoas com menor escolaridade utilizam mais os serviços públicos quando precisam de medicamentos. Além disso, segundo os dados, as Unidades Básicas de Saúde são as mais procuradas, seguidas pelos serviços de emergência e, na sequência, pelos hospitais e serviços especializados.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
NEMS/PR realiza evento de promoção da saúde no Dia Mundial contra o Tabaco
| Evento ofereceu exames aos servidores do NEMS/PR, inclusive para os terceirizados |
Os servidores públicos federais do NEMS/PR, bem como os trabalhadores terceirizados (equipe de limpeza, vigilância e motoristas) puderam realizar exames oftalmológicos e de aferição de pressão arterial e índice glicêmico, bem como fazer a medição do Índice de Massa Corporal e Gordura Corporal.
| Rui Darlan Gonçalves, odontólogo e mestre em Saúde Pública, falou sobre os malefícios do hábito de fumar |
| Os servidores prestigiaram o evento da equipe de Saúde do Trabalhador do NEMS/PR |
No final do evento, a assistente social Mariana Richter, da equipe de Saúde do Servidor do NEMSPR, agradeceu a presença de todos, esperando que a ação possa servir de estímulo às pessoas que desejam parar de fumar ou iniciar um tratamento contra o tabagismo.
Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos nove anos, diz UNA-SUS
O ato de fumar está cada vez menos popular no Brasil. Segundo dados do Vigitel 2014, atualmente, 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito de fumar – o índice é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%). Os números representam uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Em 2006, 15,6% dos brasileiros declaravam consumir o produto. A redução no consumo é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo Governo Federal para combater o uso do tabaco.
No entanto, um estudo inédito do Instituto Nacional do Câncer (INCA), demonstra que entre os brasileiros que consomem cigarros industrializados cresceu a proporção daqueles que fumam cigarros de origem ilícita. Em 2008, 2,4% dos fumantes obtinha cigarro proveniente do mercado ilegal – em 2013 o percentual passou para 3,7%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28/5) em cerimônia comemorativa ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.
No entanto, um estudo inédito do Instituto Nacional do Câncer (INCA), demonstra que entre os brasileiros que consomem cigarros industrializados cresceu a proporção daqueles que fumam cigarros de origem ilícita. Em 2008, 2,4% dos fumantes obtinha cigarro proveniente do mercado ilegal – em 2013 o percentual passou para 3,7%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28/5) em cerimônia comemorativa ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.
Assinar:
Postagens (Atom)






