segunda-feira, 25 de maio de 2015

Qualidade da alimentação fortalece sistema imunológico, diz nutricionista

A nutricionista Edna Garambone, do Conselho Regional de Nutrição do Rio de Janeiro, participou de um programa de rádio no qual falou sobre os alimentos que fortalecem a imunidade. Frutas ricas em vitamina C, como laranja, goiaba, acerola e caju são recomendadas, mas é preciso também cuidar dos horários de alimentação e do conteúdo do prato. Nesta época do ano em que as temperaturas mais baixas podem causar problemas de saúde, vale a pena observar a qualidade da alimentação. 

"Alimentação é importantíssima para fortalecer o sistema imunológico. Os alimentos que fortalecem o sistema imunológico são os que contêm vitamina C", explica Edna na entrevista. Além disso, ela esclarece que comer muito doce e ficar muito tempo sem comer também causa a redução da imunidade. "Comer açúcar demais baixa a imunidade. Tem que evitar comer muito doce e ficar muito tempo sem comer. Se ficar mais de 4 horas sem comer tem um hormônio chamado cortisol que começa a aumentar e este hormônio baixa a imunidade", diz. 

Você pode ouvir a entrevista no endereço http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/05/nutricionista-indica-alimentos-que-fortalecem-o-sistema-imunologico

Você sabia?

- Comer bem não significa comer muito.

- Segundo o IBGE, o brasileiro tem exagerado no açúcar, principalmente as famílias de baixa renda. O Instituto informa que aproximadamente 14% da alimentação dessas famílias é baseada em produtos com muito açúcar. Enquanto isso, frutas e legumes são alimentos muito pouco consumidos por essa faixa da população (menos de 1% da dieta). 

- Feijão, arroz, pão e macarrão, alimentos com carboidratos, têm empurrado a inflação para cima e respondem por quase 70% da dieta das famílias com menor renda. Neste ano, frutas e legumes subiram menos que os carboidratos e açucarados. Algumas produtos até mesmo tiveram queda no preço. Pode ser hora de aproveitar para economizar e comer alimentos mais saudáveis. 

- Pães e biscoitos, além de refrigerantes e sucos artificiais são muito utilizados como merenda de crianças na escola. São alimentos com parco valor nutritivo. 

- Calcula-se que aproximadamente 40% da população brasileira está com sobrepeso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário