sexta-feira, 17 de abril de 2015

A saúde brasileira em charges - Planos de Saúde

A maior parte dos brasileiros contrata um plano de saúde com o objetivo de ter acesso a serviços de saúde no momento em que necessitar. No entanto, a experiência de boa parte dos usuários desse tipo de serviço contradiz isso. 

Ironicamente, em alguns casos o cidadão contrata o plano, paga por ele, programa sua vida de acordo com o contrato estabelecido, mas, no momento em que precisa, percebe que caiu em uma armadilha. 


Há planos que atrasam o pagamento dos profissionais e estes acabam cobrando dos clientes um “extra” para prestar o serviço. Outros fazem isso por considerar baixo o valor pago pelos planos. O curioso é que, em vez de se desfiliar, o médico repassa para o cliente a conta de sua insatisfação. 


Aproximadamente 50 milhões de brasileiros (¼ da população) possuem planos de saúde. Trata-se de um mercado que circula bilhões todos os anos, com faturamento polpudo para as empresas envolvidas, que, curiosamente, são as que lideram os rankings de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Pior: é um mercado em franca expansão, assim como a insatisfação dos usuários dos planos.

Preços salgados
Os custos para quem quiser contratar um plano são altos e sobem mais do que os índices oficiais da inflação. Em 2014, calcula-se que esses custos subiram quase 9%, principalmente para os mais idosos, enquanto a inflação teve crescimento de 6,46%.


Certos fatos e as charges nos sugerem a pergunta: esses planos são mesmo "de saúde"? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário