quarta-feira, 20 de junho de 2018

Colide, mas não mata



O Ministério da Saúde (MS) informa que os óbitos por acidentes de trânsito diminuíram, mas, curiosamente, cresceu no Sistema Único de Saúde (SUS) o número de internações de acidentados no trânsito 



O MS comemora a queda das mortes em acidentes de trânsito e atribui à Lei Seca o sucesso. Desde 2008, quando a Lei foi implementada, e desde 2012, ano em que houve o endurecimento da Lei, as mortes por conta do consumo de álcool no trânsito, os índices despencaram, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do SUS.

Porém, se há essa boa notícia, há outra, bem má. O número de internações por acidentes com veículos automotores disparou. De 2008 para cá, por exemplo, houve um aumento de 90%. Isso, na média, pois se tomarmos os números por região, apenas a Sudeste teve aumento algo modesto, se comparado às demais regiões do país: 49%. Na região Norte, os índices se elevaram em quase 300%! 


Segue, abaixo, a relação das dez causas mais frequentes de acidentes em ruas e rodovias, segundo a página da tradicional revista O Carreteiro”:

1. Excesso de velocidade: Os condutores acabam acelerando além do limite na via com a pressa causada pela rotina diária.

2. Esquecer o cinto de segurança: Apesar do uso obrigatório, muitos negligenciam seu uso principalmente nos bancos traseiros.

3. Uma mão no volante: Apesar de parecer inofensivo, ao dirigir com apenas uma das mãos qualquer descuido pode levar à perda do controle do veículo.

4. Mudança repentina de faixa: Na pressa, motoristas podem mudar de faixa ou fazer manobras muito bruscas sem pensar em quem segue atrás. É importante dirigir com calma, calculando possíveis imprevistos.

5. Pouca distância de veículos: Para prevenir colisões e acidentes, é recomendável manter sempre uma distância segura de outros carros na via.

6. Uso do celular: Atender, falar ou teclar ao telefone celular no veículo, mesmo utilizando o viva-voz, reduz a concentração do condutor.

7. Cansaço, fadiga e sono: Dirigir com sono e cansado é uma combinação extremamente perigosa, pois reduz o tempo de resposta, além de correr o risco de sair da estrada.

8. Consumir bebidas alcoólicas: O álcool diminui a percepção do perigo, retarda os reflexos, provoca sonolência e coloca em risco a vida do condutor e de outras pessoas no trânsito.

9. Não observar a via: Dirigir sem prestar atenção nas características da estrada, como curvas, número de faixas, tipos de pavimentação e lombadas, pode levar a acidentes.

10. Falta de revisão do veículo: Problemas como pneus gastos, freios em más condições, folga de direção e suspensão empenada podem se tornar muito perigosos em condições encontradas na estrada. É importante sempre manter o veículo revisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário